Perder x Ganhar

Nós seres humanos não estamos preparados para perder!

Desde nossa infância, por mais que alguns pais dissessem que o importante era competir, na verdade o nosso desejo sempre foi de ganhar!

Não nos conformávamos em apenas competir, e se chegássemos em último tudo bem. Não! O objetivo era o primeiro lugar! Queríamos o prêmio máximo!

E crescemos com o mesmo desejo na vida, com a vontade de conquistar, de conseguir, de sair vitorioso da situação, afinal, o sentimento é diferente, é mais motivador, reafirma que fizemos certo, que valeu a pena o sacrifício para sentir naquele momento a sensação de vitória, de que deu certo!

É claro que estou falando de uma vitória honesta, sem prejudicar o próximo, simplesmente através do seu esforço e dedicação.

Aquelas festas que ficaram de lado devido a uma prova, aquelas horas de exercício intenso pela competição esportiva, ou até mesmo o falar não para tantas coisas que gostamos de comer pelo bem da saúde.

A sensação de vitória é o que nos motiva a continuar, se percebemos que o esforço não está valendo a pena, deixamos o objetivo no meio do caminho e nem lembramos direito quando desistimos e o porquê. Saberemos apenas que estava muito difícil…

Mas como se preparar para a derrota? Existe meio mágico de transformar a sensação de que falhamos em algo positivo? Difícil, mas não impossível. É claro que o desejo de todos (ao menos da grande maioria) é a vitória, mas quando na vida temos atitudes voltadas para o positivo, quando pensamos constantemente no que aprendemos, no que houve de bom diante do fato, no momento em que não ganhamos o sentimento será de tristeza, mas conseguiremos aceitar com mais rapidez e entender que talvez tenha faltado mais dedicação de nossa parte.

Lidar com vitórias e derrotas faz parte do nosso dia a dia, ouvimos SIM e NÃO para nossas requisições o tempo todo, mas qual lição tiramos de cada um?

borboleta

 

Anúncios

2 comentários sobre “Perder x Ganhar

  1. Lembrei da música “O vencedor” do Los Hermanos: “… quem acha que perder é ser menor na vida … quem sempre quer vitória e perde a glória de chorar…”.
    Tirar uma lição da derrota nos faz crescer. Mas sem sentimento de culpa, afinal, o aprendizado é eterno.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s