Aceito ajuda?

Às vezes é difícil aceitar que precisamos de ajuda. Não somos completamente independentes, nenhum ser humano é, pois fomos criados para conviver em sociedade.

Posso dizer que sou financeiramente e emocionalmente independentes, mas nem que seja do fabricante dos meus sapatos, da costureira das minhas roupas, eu preciso de alguém. Posso comprar produtos, mas sem alguém para vende-los o dinheiro de nada adianta.

Mas será que nunca na vida precisei da ajuda de alguém? Uma palavra, um abraço, o apoio e incentivo para aquela conquista que parecia tão difícil sozinho e foi com a ajuda que as forças se renovaram e assim foi possível transpor aquele obstáculo?

A ajuda nos é oferecida de diversas maneiras, mas será que eu estou preparado para aceitar a ajuda que é oferecida? Venço meu orgulho, a vaidade e consigo aceitar no fundo do meu coração que eu preciso do outro para meu crescimento e desenvolvimento?

Aceitar ajuda para muitas pessoas não é um processo natural, e beira ao desespero por trazer à tona a realidade de que não somos completamente independentes, e não somos onipotentes. E isso faz parecer que quando o outro me ajuda sou um incapacitado.

Parece extremo, mas é o que muitos sentem quando precisam dizer sim para a mão que se estende nos ajudando.

Então, o que posso dizer é: Aceite.

Aceite que você precisa do outro, porque todos nós precisamos de alguém, e a realização de nossos sonhos depende das pessoas ajudarem nesse processo, a convivência em sociedade é justamente para nos mostrar que um precisa do outro, e todos juntos formam o nosso condomínio, bairro, cidade, país, planeta. Nada é formado por um único elemento, a vida vai se encaixando para que todos consigam progredir.

Pedir e aceitar ajuda não é sinal de fraqueza, o outro pode ter mais experiência, pode ver algo que nosso campo restrito de visão e nossas crenças não nos permitem enxergar adequadamente, então agradeça por ter alguém para te ajudar. E não só aceite, mas peça ajuda quando sentir que precisa.

Não deixe que o orgulho o impeça de crescer e seja barreira para a realização dos seus sonhos.

Aceito ajuda?

Deixe um comentário

