O que eu espero que façam por mim?

Por mais que a gente diga que faz as coisas pelo outro sem esperar algo em troca é natural do ser humano esperar que haja retribuição.

Em uma amizade, relacionamento amoroso, ou até mesmo profissional a gente se doa na proporção que recebe. Imagine você sempre disposto a ajudar o outro, prestativo às reivindicações….por um tempo podemos até dispor desse tempo sem retribuição, mas um dia percebemos que a gente merece e precisa sentir que o outro também se importa conosco e com nossas necessidades. Caso essa relação se estabeleça de curtíssimo prazo podemos não sentir essa “frustração” de não receber, apenas doar, doar e doar.

Mas uma relação de médio e longo prazo, precisa receber a atenção de todos os lados para que ela dure, e além do tempo, haja qualidade e consistência. Ambos precisam se sentir importantes para o outro, e essa retribuição é o que vai fortalecer essa relação.

É importante em tudo isso não querer que o outro aja exatamente como nós, querer que minhas prioridades sejam as únicas que importam, e que o mundo pare em meu benefício, isso não é uma relação.

Importantíssimo entender a diferença entre o que eu quero, e o que o outro pode me dar. E nesse processo entender que algumas relações não se fortalecem e morrem porque não foram adequadamente alimentadas por um, ou por nenhum dos lados.

E muito cuidado com a culpa. Caso eu seja o único que deseja que a relação dê certo, e um dia deixo de me dedicar a isso, a relação vai acabar, e isso significa que a culpa é minha? Reflita sempre sobre que tipo de relação você deseja ter, o quanto está pronto para abdicar de você mesmo em benefício do outro, e então tome suas decisões com mais consciência de suas consequências.

Não se esqueça que as relações são importantes para nós, afinal convivemos em sociedade, e que também mereço e preciso ser feliz nesse relacionamento.

Relação

Deixe um comentário

